Como o próprio título já propõe, não é preciso passar 8 horas por dia
navegando na rede em busca de oportunidades anunciadas por empresas para
garantir uma nova posição no mercado. Pelo contrário, fazer isso é
perda de tempo, diz o autor.
Isso acontece porque, se por um lado a tecnologia facilitou o acesso aos anúncios de oportunidades profissionais, por outro tornou o trabalho dos recrutadores mais complexo. Afinal, ao anunciar uma vaga de trabalho na internet, em instantes, milhares de currículos são recebidos.
O resultado é que ficou impossível ler e analisar as informações de todos os candidatos e assim, muitos recrutadores dão preferência aos profissionais indicados por pessoas que já trabalham na empresa. Por este motivo ele diz que passar horas procurando vagas e enviar currículos aleatoriamente é altamente ineficiente.
Tendo em vista esta premissa, o autor elaborou um roteiro com três passos que devem ser seguidos por quem quer encontrar emprego rapidamente. E, segundo ele, para concluir os dois primeiros, não é preciso mais do que duas horas de dedicação. Confira:
Em seguida, marque as empresas que têm colaboradores que você conheça trabalhando lá. Use as redes sociais como LinkedIn e Facebook para tentar descobrir isso. E, por fim, verifique qual a sua motivação (de 1 a 5) para trabalhar em cada um desses lugares e pesquise se há vagas em aberto anunciadas por todas as empresas que estão na sua lista.
Com isto, você será capaz de organizar as empresas de forma a deixar no topo da lista aquelas para as quais você está mais motivado para trabalhar, que tenham conhecidos seus como colaboradores e que estejam com oportunidades em aberto. Se uma das empresas concentrar estas três características, as suas chances de conseguir uma entrevista aumentam bastante.
2º Passo Entrar em Contato
A segunda etapa consiste em fazer networking. Procure os conhecidos que estejam trabalhando para as empresas do seu interesse. Vasculhe entre ex-alunos de cursos que você frequentou, ex-colegas de trabalho, e conhecidos em geral. São estas pessoas que poderão dar as tão importantes referências suas para os recrutadores.
Categorize estas pessoas de acordo com a motivação que você considera que elas tenham para lhe ajudar. Existem aquelas que você sabe que estarão dispostas a auxiliá-lo e indicá-lo. Há outras que não estão lá com muita vontade de ajuda-lo, mas que talvez o façam para não se sentirem culpadas depois. E há também aquelas que não farão nada e muito provavelmente sequer vão responder as suas mensagens.
A regra de ouro na hora de entrar em contato com estas pessoas é enviar mensagens curtas, sem mencionar o seu interesse por uma vaga de emprego, neste primeiro momento, diz Dalton. Demonstre que quer saber mais sobre o mercado em que ela atua, proponha um encontro entre vocês para discutir o assunto. Diga que quer aprender com ela.
Chegar bem preparado para a conversa vai aumentar as chances de você conseguir ser convocado para uma entrevista formal de emprego mais para frente.
Quando estiver conversando com esta pessoa, pergunte qual foi o caminho trilhado por ela para chegar aonde chegou. Neste momento, abra para ela o seu interesse em trabalhar lá e peça conselhos. É nesta hora que você poderá ser "brindado" com a possibilidade de uma indicação. Caso não consiga, vá procedendo com os outros contatos da mesma forma até obter o que deseja, não desista.
Segundo o autor, o método apresentado no livro tem trazido resultados positivos e é parte obrigatória do currículo acadêmico dos alunos de MBA da Fuqua Business School. Pode ser que ele não traga resultados para você logo nos primeiros contatos, mas como recomenda o autor, o importante é insistir,e é por isso que a lista inicial de potenciais empregadores tem que conter 40 nomes.
Matéria da Revista Exame da Editora Abril, retirada da font:exame
1. Encontra o teu foco
Procura conhecer os teus pontos fortes e fracos. Se sabes quais são tuas forças fica muito mais fácil direcionar a procura de emprego para as oportunidades corretas. Da mesma maneira, é fundamental que tenhas em mente em que área desejas trabalhar, ou vais perder muito tempo a disparar para todos os lados. Cria uma lista com as atividades e projetos que mais te animam e vai atrás de vagas que estejam relacionadas com essas áreas.
2. Conhece os teus valores
Encontrar a tua "medida certa" no que se refere a valores é a maneira perfeita de descobrir se queres ou não trabalhar para determinada empresa. Não basta apenas ler a descrição de uma vaga e pensar que tu és a pessoa indicada para ela. Vais ter que perceber como é que a empresa se posiciona diante uma série de situações. Se conheces bem os teus valores vais saber o que estás disposto a fazer e o que recusas terminantemente.
3. Gere o teu tempo
Sem uma estrutura de tempo bem definida vais distrair-te muito facilmente. Precisas de uma programação bem detalhada para que não te percas entre tantas empresas e oportunidades às quais te queres inscrever. Sê pró-ativo com o teu tempo, descobre qual a melhor altura para procurar emprego e aprende a aproveitar as outras horas de maneira que isso te traga algum retorno.
4. Investe em atividades que deem retorno
Melhorar o teu currículo é fundamental, se queres ser contratado no atual mercado de trabalho. Deves manter-te atualizado com todas as novidades da tua área de atuação, mesmo que elas te pareçam ridiculas e desnecessárias. Aproveita o tempo sem trabalhar para praticar as novas técnicas do mercado, investe em novos cursos e em reciclagens para que sejas um profissional mais preparado nas entrevistas.
5. Conhece as práticas que funcionam melhor
Avalia a tua procura de emprego e apercebe-te das práticas que estão a dar mais ou menos resultados. Descobre se levar os currículos está a ser mais ou menos proveitoso do que enviá-los pela internet. Procura saber se os teus contactos podem fazer algo por ti e pergunta-lhes de que maneira lhes podes retribuir. Ao investires no que é dá resultado ser-te-á muito mais fácil encontrar boas oportunidades.
Font e Autor: Universia Portugal
Isso acontece porque, se por um lado a tecnologia facilitou o acesso aos anúncios de oportunidades profissionais, por outro tornou o trabalho dos recrutadores mais complexo. Afinal, ao anunciar uma vaga de trabalho na internet, em instantes, milhares de currículos são recebidos.
O resultado é que ficou impossível ler e analisar as informações de todos os candidatos e assim, muitos recrutadores dão preferência aos profissionais indicados por pessoas que já trabalham na empresa. Por este motivo ele diz que passar horas procurando vagas e enviar currículos aleatoriamente é altamente ineficiente.
Tendo em vista esta premissa, o autor elaborou um roteiro com três passos que devem ser seguidos por quem quer encontrar emprego rapidamente. E, segundo ele, para concluir os dois primeiros, não é preciso mais do que duas horas de dedicação. Confira:
1º Passo Priorizar
A primeira etapa começa com a construção de uma lista com 40 potenciais
empregadores. As empresas para as quais você sempre sonhou em
trabalhar, os empregadores dos seus ex-colegas de faculdade (pode ser
também de MBA, mestrado, doutorado, etc), as empresas que são destaque
na mídia e aquelas que estão anunciando oportunidades atualmente devem
entrar na lista.Em seguida, marque as empresas que têm colaboradores que você conheça trabalhando lá. Use as redes sociais como LinkedIn e Facebook para tentar descobrir isso. E, por fim, verifique qual a sua motivação (de 1 a 5) para trabalhar em cada um desses lugares e pesquise se há vagas em aberto anunciadas por todas as empresas que estão na sua lista.
Com isto, você será capaz de organizar as empresas de forma a deixar no topo da lista aquelas para as quais você está mais motivado para trabalhar, que tenham conhecidos seus como colaboradores e que estejam com oportunidades em aberto. Se uma das empresas concentrar estas três características, as suas chances de conseguir uma entrevista aumentam bastante.
2º Passo Entrar em Contato
A segunda etapa consiste em fazer networking. Procure os conhecidos que estejam trabalhando para as empresas do seu interesse. Vasculhe entre ex-alunos de cursos que você frequentou, ex-colegas de trabalho, e conhecidos em geral. São estas pessoas que poderão dar as tão importantes referências suas para os recrutadores.
Categorize estas pessoas de acordo com a motivação que você considera que elas tenham para lhe ajudar. Existem aquelas que você sabe que estarão dispostas a auxiliá-lo e indicá-lo. Há outras que não estão lá com muita vontade de ajuda-lo, mas que talvez o façam para não se sentirem culpadas depois. E há também aquelas que não farão nada e muito provavelmente sequer vão responder as suas mensagens.
A regra de ouro na hora de entrar em contato com estas pessoas é enviar mensagens curtas, sem mencionar o seu interesse por uma vaga de emprego, neste primeiro momento, diz Dalton. Demonstre que quer saber mais sobre o mercado em que ela atua, proponha um encontro entre vocês para discutir o assunto. Diga que quer aprender com ela.
3º Passo Preparar-se
Assim que você obtiver uma resposta positiva de algum dos seus novos
contatos, comece a pesquisar a empresa. Entre no site e verifique as
notícias mais recentes veiculadas pelos meios de comunicação.Chegar bem preparado para a conversa vai aumentar as chances de você conseguir ser convocado para uma entrevista formal de emprego mais para frente.
Quando estiver conversando com esta pessoa, pergunte qual foi o caminho trilhado por ela para chegar aonde chegou. Neste momento, abra para ela o seu interesse em trabalhar lá e peça conselhos. É nesta hora que você poderá ser "brindado" com a possibilidade de uma indicação. Caso não consiga, vá procedendo com os outros contatos da mesma forma até obter o que deseja, não desista.
Segundo o autor, o método apresentado no livro tem trazido resultados positivos e é parte obrigatória do currículo acadêmico dos alunos de MBA da Fuqua Business School. Pode ser que ele não traga resultados para você logo nos primeiros contatos, mas como recomenda o autor, o importante é insistir,e é por isso que a lista inicial de potenciais empregadores tem que conter 40 nomes.
Matéria da Revista Exame da Editora Abril, retirada da font:exame
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Outra informação que pode ser util publicado na Universia Portugal
A procura de emprego pode ser stressante e demorada, mas se aprenderes a controlar-te tudo se torna mais fácil e rápido. Certas técnicas podem ajudar-te a acelerar esse processo, desde que estejas preparado para manter a cabeça no lugar mesmo nos momentos mais difíceis. Fica a conhecer 5 dessas técnicas:1. Encontra o teu foco
Procura conhecer os teus pontos fortes e fracos. Se sabes quais são tuas forças fica muito mais fácil direcionar a procura de emprego para as oportunidades corretas. Da mesma maneira, é fundamental que tenhas em mente em que área desejas trabalhar, ou vais perder muito tempo a disparar para todos os lados. Cria uma lista com as atividades e projetos que mais te animam e vai atrás de vagas que estejam relacionadas com essas áreas.
2. Conhece os teus valores
Encontrar a tua "medida certa" no que se refere a valores é a maneira perfeita de descobrir se queres ou não trabalhar para determinada empresa. Não basta apenas ler a descrição de uma vaga e pensar que tu és a pessoa indicada para ela. Vais ter que perceber como é que a empresa se posiciona diante uma série de situações. Se conheces bem os teus valores vais saber o que estás disposto a fazer e o que recusas terminantemente.
3. Gere o teu tempo
Sem uma estrutura de tempo bem definida vais distrair-te muito facilmente. Precisas de uma programação bem detalhada para que não te percas entre tantas empresas e oportunidades às quais te queres inscrever. Sê pró-ativo com o teu tempo, descobre qual a melhor altura para procurar emprego e aprende a aproveitar as outras horas de maneira que isso te traga algum retorno.
4. Investe em atividades que deem retorno
Melhorar o teu currículo é fundamental, se queres ser contratado no atual mercado de trabalho. Deves manter-te atualizado com todas as novidades da tua área de atuação, mesmo que elas te pareçam ridiculas e desnecessárias. Aproveita o tempo sem trabalhar para praticar as novas técnicas do mercado, investe em novos cursos e em reciclagens para que sejas um profissional mais preparado nas entrevistas.
5. Conhece as práticas que funcionam melhor
Avalia a tua procura de emprego e apercebe-te das práticas que estão a dar mais ou menos resultados. Descobre se levar os currículos está a ser mais ou menos proveitoso do que enviá-los pela internet. Procura saber se os teus contactos podem fazer algo por ti e pergunta-lhes de que maneira lhes podes retribuir. Ao investires no que é dá resultado ser-te-á muito mais fácil encontrar boas oportunidades.
Font e Autor: Universia Portugal
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