Maioria das vagas ficou para Taubaté, que oferece cursos
na área da saúde; São José e Jacareí terão aulas de logística
Ana Lígia Dal BelloFont:O VALE
O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do governo federal, em parceria com a Faculdade Anhanguera, abriu 1.400 vagas para cursos técnicos nas três unidades do Vale do Paraíba --São José dos Campos, Taubaté e Jacareí.
Somente em Taubaté, são oferecidas 1.120 vagas, a maioria na área de saúde, com cursos para agente comunitário de saúde, cuidados de idosos, enfermagem, gerência de saúde e outros.
Em São José, estão abertas 160 vagas para curso técnico em logística. Em Jacareí, para o mesmo curso, são 120 vagas disponíveis.
Bolsa.
Gratuitos, os cursos têm duração de até um ano e são destinados a quem já concluiu o ensino médio. A bolsa oferecida pelo Pronatec, na instituição, é de 100%.
Segundo as regras do programa, os candidatos interessados em participar do Pronatec devem procurar sua instituição de ensino para saber mais sobre os critérios e condições de ingresso no programa.
Critérios.
Para ser parceira do Pronatec, a instituição de ensino tem que se submeter a um processo seletivo do MEC (Ministério da Educação), que é quem define quais cursos e quantas vagas serão disponibilizadas naquela unidade.
Em geral, são abertos cursos técnicos nas áreas em que já existem cursos de graduação, para o aproveitamento da infraestrutura da instituição, como laboratórios e bibliotecas já existentes.
No ano passado, o Pronatec abriu 10 mil vagas em cursos técnicos na Etep, escola técnica de São José. A maioria delas nas área de tecnologia.
Mercado.
De acordo com a responsável pelo recrutamento e seleção de pessoas da agência de emprego Novo Tempo, Ana Cláudia Narumi Kameda, de 24 anos, o curso técnico é uma porta de entrada ao mercado de trabalho.
"O técnico facilita muito o ingresso do pessoal mais jovem no mercado. Dá uma visão geral do que o candidato pode escolher no curso superior. As empresas buscam profissionais que queiram crescer dentro da empresa, para isso, tem gente que continua estudando e não para no técnico".
Segundo Ana Cláudia, a modalidade de estudo favorece pessoas que concluíram o estudo tardiamente e as que querem mudar de área.
A orientação para o candidato é que, ao optar por esse tipo de escolaridade, informe-se sobre o curso e sobre a instituição. "Verifique a procedência do curso, se está vinculado ao MEC, e as afinidades que tem com o curso. Busque informações para ter ideia do que pode fazer no futuro e em que empresas poderá atuar", disse.
SAIBA MAIS
Inscrições
As inscrições são feitas do dia 17 a 25 de março. Os interessados devem acessar o site do Pronatec ( www.pronatec.mec.gov.br), selecionar o Curso Anhanguera e inscrever-se no programa
Público alvo
Pessoas que tenham concluído o Ensino Médio
Unidades
As 1.400 vagas estão abertas nas unidades da Anhanguera, no Vale do Paraíba
Taubaté (unidade 1)
1.120 vagas para os cursos de agente comunitário de saúde, cuidados de idosos, enfermagem, gerência de saúde, logística, massoterapia e vigilância em saúde
São José dos Campos
160 vagas para técnico em logística
Jacareí
120 vagas em técnico em logístic a
Períodos
Os cursos estão disponíveis nos três períodos
0 comentários:
Postar um comentário
Comente e participe da nossa pagina.