A pedido do G1, a especialista Marilsa de Sá Rodrigues, professora do programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (Unitau) apontou as áreas com mercado em expansão para 2016 no Vale do Paraíba. O turismo religioso, o mercado tecnológico e a hotelaria estão entre os setores com previsão otimista. Confira:
Soluções em tecnologia são oportunidade para
empreendedores (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)
Mercado da tecnologia: Asprincipais
empresas do Vale do Paraíba passaram por dificuldades e tiveram de
tomar medidas para cortar custos. Ainda não há uma conclusão se a
indústria irá se reerguer ou se os cortes de custos deverão diminuir.
Mas segundo Marilsa de Sá, a tendência é que o setor industrial seja
cada vez mais enxuto. E a tecnologia será fundamental neste processo.empreendedores (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)
"As empresas estão trabalhando de forma cada vez mais enxuta e a mão de obra se torna desnecessária. Será necessário se atualizar em processos de automação e processos de alta tecnologia. Se quiser trabalhar nessa área, terá que se qualificar. É preciso pensar sempre que temos duas grandes áreas: área de projetos, que sempre terá novidade, e a gerência", afirma.
No setor de soluções em tecnologia, pequenas empresas desenvolvem estratégias para grandes indústrias economizarem. Esta é uma área em ascensão, segundo a especialista. "Não são empresas de grande porte. O que vale é a critividade. Hoje tem máquinas muito qualificadas. Cursos tecnólogos e técnicos são grandes formadores de mão de obra nessa área. Essas pessoas conhecem muito de todo o processo", disse.
Turismo religioso está em alta no Vale do Paraíba
(Foto: Vanessa Vantine/TV Vanguarda)
Turismo religioso: Guaratinguetá se tornou uma Estância Turística, o Santuário de Santa Cabeça em Cachoeira Paulista teve aumento no número de visitas.
E vale lembrar dos tradicionais Santuário Nacional, em Aparecida, e da
Canção Nova em Cachoeira Paulista. O fluxo de turistas em busca de
retiro espiritual no Vale do Paraíba está em ascensão.(Foto: Vanessa Vantine/TV Vanguarda)
" Aqui na nossa região, temos uma vocação muito grande no turismo religioso. Ele precisa ser mais explorado. Dá para empreender inclusive. Há muito espaço para atender este turista, que tem dinheiro e quer ser bem atendido", explica Marilsa.
Hotelaria: Em Taubaté, esta pode ser uma das áras em crescimento segundo a especialista. A explicação: pessoas que vêm de muito longe para visitar pontos turísticos do Vale, como a Serra da Mantiqueira, por exemplo, podem optar por hotéis de Taubaté para evitar os preços altos praticados nestas cidades.
"O setor hoteleiro tende a crescer muito em Taubaté. Campos do Jordão, assim como outras cidades da Serra, é muito caro. As pessoas ficam em hotéis de Taubaté, fazem uma curta viagem a Campos e podem voltar", afirma. Há cursos gratuitos nesta área que costumam ser oferecidos pela prefeitura.
Mercado para idosos: A média de idade no Vale do Paraíba subiu de 71 para 75 anos nos últimos 15 anos, segundo uma pesquisa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Essa longevidade traz uma nova onda de oportunidades voltadas para este público, que está mais saudável e disposto.
"Nossa região em 2050 será a área com maior número de idosos do Brasil. Isso traz um número enorme de oportunidades: prédio inteligente para idosos e turismo especializado em idosos, só como exemplo. Tem também o cuidador que é necessário", afirma.
font G1 vanguarda.
0 comentários:
Postar um comentário
Comente e participe da nossa pagina.