Páginas anunciam falsas oportunidades em Jacareí, Taubaté e Guará.
Especialista dá dicas de como checar veracidade das postagens.
Falso processo seletivo para Prefeitura de Jacareí foi divulgado na internet (Foto: Reprodução)
Uma falsa divulgação de vagas de emprego para as prefeituras em Jacareí, Taubaté e Guaratinguetá viralizou na internet nos últimos dias. Os anúncios sobre processos seletivos e concursos para várias áreas de atuação, movimentou as redes sociais e levou as prefeituras a divulgarem comunicados oficiais desmentindo a oferta de empregos. A especialista em internet Jaqueline Lafloufa alerta para o cuidado com o compartilhamento de informações falsas na web.
As falsas oportunidades de emprego foram compartilhadas milhares de vezes, em diferentes páginas no Facebook. Nos comentários, pessoas marcavam grupos de amigos sinalizando uma chance para sair do desemprego. Na região, de maio de 2015 a abril 2016 foram fechados 26 mil postos de trabalho.
Anúncio de falso concurso em Taubaté viralizou
(Foto: Reprodução/Facebook)
No caso de Jacareí,
uma página anunciava a contratação por processo seletivo para empregos
nas áreas de educação, saúde para pessoas com formação em ensino médio,
fundamental e superior. A página ainda explicava que a administração
contrataria sem concurso público “por estar em ano eleitoral”.(Foto: Reprodução/Facebook)
A administração publicou uma nota oficial em que nega a oferta de emprego. “A Prefeitura de Jacareí esclarece que não há inscrições para processo seletivo e nem concurso público no momento. Pois qualquer informação a respeito é divulgada no Boletim Oficial e nos sites oficiais da Prefeitura e das fundações e autarquias. Portanto não procede a informação que vem sendo veiculada em sites e redes sociais”, diz a nota. A postagem foi feita na página da prefeitura, também no Facebook.
Prefetura de Jacareí desmentiu contratações
(Foto: Reprodução/Facebook)
Uma página parecida anunciou um concurso público em Taubaté para várias
áreas. A postagem que viralizou levava a uma página com diversos
anúncios.(Foto: Reprodução/Facebook)
A prefeitura também teve que se manifestar para alertar os possíveis candidatos sobre a fraude. “A Prefeitura de Taubaté esclarece que não está com nenhum concurso público ou processo seletivo aberto. A administração ainda ressalta que não está contratando com a ausência dos meios legais que regulamentam a empregabilidade no serviço público”, diz nota.
Em Guará, o anúncio de um falso concurso também obrigou a administração municipal a emitir um comunicado na página oficial do município no último mês. "A Prefeitura de Guaratinguetá informa está sendo divulgado, através da internet, a abertura de um suposto concurso público para preenchimento de vagas para a administração municipal. Esclarecemos que essa informação não é verdadeira", informava a nota.
Dicas
A consultora em mídias digitais Jaqueline Lafloufa explica que esse tipo de golpe é comum e que nos falsos anúncios é usada uma técnica chamada ‘scan’, em que o site te chama com um conteúdo e te leva para outra página. A meta de quem promove a falsa divulgação de vagas é obter acessos.
“As pessoas são chamadas a clicar pela possibilidade de emprego, mas quando clicam são redirecionadas para páginas de anúncios, o que é uma armação. O dono da página [para onde os cliques são direcionados] ganha por acesso e usa essa técnica como forma de 'chamar' cliques”, explicou Jaqueline.
Segundo a especialista, existem formas de burlar esse tipo de boato, sendo a principal delas a checagem antes de compartilhamento da informação, para evitar que a notícia falsa se espalhe.
“É importante checar a informação nos sites oficiais, da prefeitura, jornais, diário oficial. A rede social é uma boa forma de passar informação, mas é sempre importante saber que nem tudo publicado nela é verdade. Vale sempre saber se algo é real antes de compartilhar”, disse Lafloula.
Fonte:Do G1
0 comentários:
Postar um comentário
Comente e participe da nossa pagina.